112017jul
Conjuntivites e tempo seco

Conjuntivites e tempo seco

O tempo seco e a chegada do verão são sempre uma época de alerta a famosa conjuntivite. Podemos dizer que, a conjuntivite é uma doença oportunista, afetando em sua maioria pessoas com sistema imunológico baixo e deve ser tratada por um médico especialista. Os sintomas variam de acordo com o tipo da conjuntivite, e vamos falar hoje no blog um pouco mais sobre essa patologia.

A conjuntivite é uma inflamação da conjutiva, camada epitelial fina e transparente que cobre a parte branca dos olhos e as partes das pálpebras. Com uma grande variedade, as causas da conjuntivite podem ser por infecções (bacteriana, viral e outras), alérgica, irritações químicas, desordens cutâneas, uso de lentes de contato etc.

A mais famosa é aquela com o “olho avermelhado” que se refere a uma conjuntivite viral especifica e contagiosa. Fiquem ligados porque nem toda conjuntivite se apresenta “olhos vermelhos” e alguns tipos não são nem contagiosas, por exemplo, as químicas e alérgicas.

Como eu sei que estou com conjuntivite?

Os sinais e sintomas variam de acordo com o tipo específico da patologia, mas claro que, temos alguns sintomas comuns e que devemos ficar sempre de olho que são: hiperemia (vermelhidão) de um ou ambos os olhos, secreção (casos bacterianos: espessa, amarelada ou esverdeada). As virais nota-se aquosa ou mucoide. Alérgica: fluída, aquosa ou mucóide) e graus variados de prurido (especialmente nos casos alérgicos), queimação e embaçamento visual, especialmente quando a córnea é atingida (ceratoconjuntivite). As pálpebras podem estar acometidas (blefaroconjuntivite), podendo apresentar?se bastante edemaciadas (inchadas).

Tratamentos

Devido a grande variedade de tipos específicos de conjuntivites, a melhor forma de tratar é procurar um médico oftalmologista para fazer uma boa avaliação e diagnóstico do seu caso e escolher o tratamento mais adequado à situação. Mas geralmente o tratamento baseia-se na utilização de colírios ou pomadas de antibióticos. Não custa lembrar que, um tratamento não adequado, ou sem orientação médica, pode causar sérios danos aos olhos.

Fontes: http://www.cevipa.com.br/wp-content/uploads/bfi_thumb/olho-seco-06-31z3ezi97mt2x9pfn7wq9s.jpg

hospitalruimarinho.com.br/blog/2016/09/16/conjutivites-e-tempo-seco/




Deixe um comentário