52017jul
SAÚDE OCULAR: Crenças populares

SAÚDE OCULAR: Crenças populares

Brasileiros são cheios de crenças e ditados populares, não é mesmo? E com os nossos olhos existem uma série dessas crenças que todos nós já escutamos algumas vezes, e hoje, vamos desmitificar algumas delas. HORM sempre ajudando você a cuidar e saber mais sobre a sua visão.

Forçar as vistas faz com que apareça a necessidade de usar óculos?

Forçar as vistas é uma consequência e não uma causa dos problemas de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia). Em geral, nós costumamos herdar essas patologias, portanto, precisar ou não de óculos não tem nada a ver com os seus hábitos.

Pessoas que leem muito têm vista cansada com mais frequência?

Não, isso é um mito. A presbiopia ou vista cansada aparece em torno dos 40 anos, e independe da pessoa ter ou não hábitos excessivos de leitura durante sua vida. A vista cansada acontece porque com o passar do tempo o cristalino vai, aos poucos, perdendo o poder de acomodação e ocorre uma dificuldade para enxergar de perto, sendo então, prescritos os óculos.

Olhos claros são mais sensíveis à luz?

A sensibilidade excessiva à luz tem a ver com pigmentos da retina, não dá íris, e com a dilatação da pupila, um orifício igual em olhos de qualquer cor. Portanto é um mito.

Olho seco, lavar os olhos com água corrente é bom?

Não, o olho seco é uma alteração ocular, onde ocorre uma diminuição das lágrimas. As causas são diversas, mas muito frequentes e doenças reumáticas. A idade e alguns medicamentos com os betabloqueadores, antidepressivos, diuréticos, antialérgicos, podem provocar a diminuição do filme lacrimal. O colírio é o tratamento inicial, para lubrificar os olhos e evitar lesões na córnea. Em casos mais graves pode haver a necessidade da obstrução do ponto lacrimal, podendo ser temporária ou definitiva.

Limão clareia os olhos?

Não, o limão é totalmente CONTRA INDICADO para o uso ocular, pode provocar irritação nos olhos e até úlceras de córnea. Para aliviar os sintomas de irritação, recomenda-se utilizar colírios anti-sépticos ou soro fisiológico.

Anel quente cura terçol ou bonitinho?

Não. Uma crença popular antiga que só tem valor histórico. Compressas quentes são muito mais eficazes contra o terçol.

Gostaram das dicas? Espero que a partir de agora vocês possam tomar certos cuidados e espalhar por aí essas informações que são bem relevantes para todos.




Deixe um comentário