162017mar
O glaucoma pode ser potencializado pelo hábito do tabagismo.

O glaucoma pode ser potencializado pelo hábito do tabagismo.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a maior causa evitável de mortes em todo o mundo. Desse hábito decorrem doenças respiratórias, circulatórias, cardíacas e também ligadas aos olhos.

Mesmo o fumo passivo pode colaborar para o surgimento de alguns problemas em relação à saúde ocular. Como muitas pessoas desconhecem o potencial de prejudicar a visão que esse hábito tem, é muito importante a conscientização a respeito disso.

Pensando nisso, veja a seguir como fumar pode afetar a saúde dos olhos.

As alergias oculares estão entre os de saúde dos olhos

A fumaça liberada pelo cigarro muito comumente vai em direção aos olhos. Repleto de componentes nocivos à saúde, esse elemento é um facilitador para que ocorram alergias na região.

É muito comum que fumantes sintam coceira, irritação nos olhos e sensação de corpo estranho, já que o fumo pode alterar a lubrificação da região. Além de vermelhidão e quadros alérgicos, o hábito potencializa a Síndrome dos Olhos Secos.

O tabagismo aumenta o risco de catarata

O tabaco também pode agir de modo a prejudicar a transparência do cristalino, que funciona como uma espécie de lente para os olhos. Em longo prazo, isso pode favorecer ou mesmo acelerar o processo de opacificação dessa estrutura ocular. Como consequência, surge a catarata, um dos maiores problemas para a saúde dos olhos.

Quem fuma tem cerca de três vezes mais chances de desenvolver a catarata. Embora largar o tabagismoajude a diminuir o risco, a doença pode se desenvolver mesmo muito tempo após a interrupção do hábito de fumar.

A DMRI é mais frequente entre os fumantes

Quando uma pessoa fuma, ela inala uma grande quantidade de substâncias nocivas para o corpo, sendo a nicotina apenas uma delas. Como o corpo não consegue metabolizar adequadamente esses elementos, eles caem na corrente sanguínea e são levados para as células, inclusive dos olhos.

Sendo a retina um elemento que necessita de muita irrigação, a chegada de elementos tóxicos até ela prejudica a sua vascularização e, em última análise, o seu funcionamento. É por isso que o hábito de fumar está associado a um risco aumento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Esse problema pode causar visão embaçada, distorção e, até mesmo, perda de visão. Como conclusão de estudos, foi encontrado que quem fuma também tem de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver DMRI ao longo da vida.

O glaucoma pode ser potencializado pelo hábito

Caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira no mundo. O tabagismo, por sua vez, pode agravar esse quadro por tirá-lo do controle.

Isso porque o fumo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos em geral, o que colabora para o aumento da pressão intraocular. Além disso, trata-se de um hábito que pode tornar as paredes das veias mais rígidas, de modo a dificultar a circulação.

Como estudos apontam que o hábito pode aumentar quase que instantaneamente a pressão intraocular, trata-se de um agravante para a saúde dos olhos.

O tabagismo prejudica a saúde dos olhos em diversos sentidos, sendo a alergia ocular o problema menos grave. Com o tempo, ele agrava os riscos de desenvolver doenças como catarata, DMRI ou glaucoma, então o ideal é manter hábitos mais saudáveis para proteger a visão.

http://blog.hospitaldeolhos.net/index.php/como-o-tabagismo-pode-afetar-saude-dos-olhos/




Deixe um comentário