182018jul
Seus olhos estão mesmo saudáveis?

Seus olhos estão mesmo saudáveis?

Ha alguns sinais que demonstram que não estão

Os olhos são uma estrutura complexa, que vai além de retina, pupila e córneas. Como todas as outras partes do corpo, a lista de doenças que podem atingi-los é extensa: conjuntivite, ceratocone, miopia, catarata, glaucoma, terçol, entre tantas outras. Quando há alguma coisa errada, os olhos dão sinais: coceira, lacrimejamento, vermelhidão, dor. Você já teve algum desses sintomas? Se a resposta for positiva, talvez seja necessária uma consulta com o oftalmologista. “Qualquer desses sinais indica uma visita ao médico, pois muitas patologias oculares começam dessa forma e, se não forem diagnosticadas rapidamente, podem trazer prejuízos à visão”, alerta o oftalmologista Dr. Omar Assae.

Conheça os principais sintomas de problemas nos olhos e o que eles podem significar: 

1 – Olhos vermelhos – A vermelhidão acontece quando há uma inflamação, em decorrência de uma infecção ou irritação. Nesse caso, há uma dilatação dos vasos sanguíneos, deixando o olho vermelho. Quando está relacionada a alguma irritação, pode ser causada por alergia a cosméticos, produtos químicos, poeira, fumaça ou a presença de corpos estranhos. A inflamação ocular pode ainda indicar uma conjuntivite ou algo mais grave, como uveítes e infecções intraoculares, doenças que podem causar perda da visão. Se a vermelhidão persistir por mais de cinco dias, e vem acompanhada de secreções amareladas ou esverdeadas e sintomas paralelos, como náuseas e vômitos, é necessária uma investigação mais detalhada.

2 – Coceira nos olhos – Quando eles começam a coçar, pode ser sinal de irritação ou alergia ocular. Pessoas com rinite, sinusite e outras alergias tendem a enfrentar mais esse problema, principalmente nos períodos de crise. Cosméticos e até mesmo o uso inadequado de lentes de contato podem provocar coceira. Em alguns casos, a presença de corpos estranhos causa essa sensação, bem como alguma inflamação, como conjuntivite. Coceiras ocasionais não costumam ser preocupantes, mas quando persistentes e acompanhadas de outros sintomas devem ser avaliadas por um especialista, pois podem indicar algo mais sério.  

3 – Olhos lacrimejando – As lágrimas são essenciais para os olhos: cheias de água e sais, elas ajudam a mantê-los lubrificados e livres de agentes estranhos. No entanto, muitos problemas oculares podem levar a um lacrimejamento exagerado. É o caso da conjuntivite, que além de vermelhidão, coceira e dor, provoca esse quadro. A exposição a produtos químicos e a fotofobia (aversão a qualquer tipo de luz) também podem causar aumento da produção lacrimal. Porém, o mais comum é que esse sintoma seja decorrente de um mau funcionamento na drenagem das lágrimas, que é feita pelas glândulas lacrimais que ficam sob a pele das pálpebras. Essa condição pode provocar excesso de produção ou o inverso. Geralmente, o tratamento é simples, mas existem pessoas que desenvolvem um problema crônico. Quando há uma anormalidade ou obstrução do canal lacrimal, o médico pode indicar cirurgia para resolver a situação.  

4 – Olho seco – Enquanto algumas pessoas sofrem com o excesso de lágrimas, outras podem enfrentar justamente o contrário: a falta delas. Nesse caso, como não há lubrificação, os olhos ficam secos. Várias condições podem provocar esse sintoma. A exposição à poluição, ao vento, ao sol, ou ficar em ambientes com ar-condicionado podem ressecar a vista. Ficar muito tempo na frente das telas, como TV, Smartphones e computadores, e alguns medicamentos, como anti-histamínicos, antidepressivos e diuréticos também podem causar esse sintoma, bem como a menopausa e uso inadequado de lentes de contato. Existe ainda a Síndrome do Olho Seco, que provoca ressecamento na superfície ocular, devido ao mau funcionamento nas glândulas que produzem as lágrimas. O olho seco pode ainda significar outras enfermidades, como doenças reumáticas.

  

 

Fonte: Portal CEMA




Deixe um comentário