22018jul
Pós-operatório da cirurgia de catarata

Pós-operatório da cirurgia de catarata

Há algum tempo,  a cirurgia de catarata vem apresentando  resultados  precisos e previsíveis, associado a critérios de segurança bem estabelecidos. Através da técnica da facoemulsificação os riscos cirúrgicos diminuíram substancialmente. Os avanços tecnológicos das lentes intra-oculares que são implantadas no olho do paciente após a retirada da catarata ( cristalino opacificado ) permitem a correção do grau de forma precisa.

Normalmente,  a cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local com colírio anestésico e sedação, o que provoca sonolência  para dar conforto e diminuir a ansiedade durante o procedimento.  Para isso, solicita-se tempo de jejum de 6 horas. O procedimento é rápido ( 20 – 30 minutos ) e indolor. Após a cirurgia de catarata, o paciente acorda em poucos minutos sem dor e fica com um curativo transparente.

Os cuidados pós-operatórios compreendem o uso dos colírios indicados pelo oftalmologista especializado em cirurgia de catarata ( colírio antibiótico a cada 3 horas e colírio anti-inflamatório a cada 3 horas );  repouso mínimo, que significa não pegar peso, não praticar atividade esportiva;  não usar maquiagem por 10 dias;   uso de protetor acrílico durante o primeiro dia e para dormir  durante uma semana.


A recuperação visual ocorre rapidamente. Em dois dias a maioria dos pacientes já possuem acuidade visual ótima. Vale lembrar que isso pode variar em cada caso, de acordo com outras doenças oculares presentes e com a intensidade da catarata de cada um.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Oftalmologista – Cirurgia de Catarata




Deixe um comentário