132017set
Saiba qual a melhor maneira de cuidar dos olhos dos bebês

Saiba qual a melhor maneira de cuidar dos olhos dos bebês

A chegada de um bebê sempre é muito esperada. Ela traz consigo uma mistura de sentimentos que, nem após o nascimento, é possível ser explicada. Porém, a vinda do pequeno é rodeada de dúvidas e preocupações, algumas delas envolvendo os olhos. Você sabia que o bebê, logo que nasce, enxerga somente alguns vultos e a luz, sem saber interpretar muito bem tudo aquilo? Isso tem uma lógica, se você pensar que, assim como o bebê nasce sem saber andar e falar, ele também precisa aprender a enxergar.


Um dos cuidados que os novos pais devem ter é estarem sempre atentos aos olhos do bebê. A presença de secreções, vermelhidão, pupila branca, lacrimejamento excessivo, olhos tortos ou esbranquiçados podem indicar que algo está errado. Na presença de algum desses sintomas, é interessante levar a criança para o oftalmologista imediatamente.


Outra dúvida comum é em relação à forma correta de limpar os olhos. É preciso tomar muito cuidado com panos ou flanelas que soltam pelos, pois eles podem se desprender e acabar provocando algum tipo de irritação. Então, a melhor forma de realizar a limpeza é utilizando gaze molhado em água filtrada e fervida. Faça movimentos delicados, sem forçar ou apertar os olhinhos.


É possível que os pais façam um teste em casa para avaliar como está a visão dos bebês por volta dos sete meses. Feche um dos olhos da criança com um tampão e coloque seus objetos favoritos no chão. Observe bem se ele pega os objetos, como os manuseia, se põe na boca… faça isso com os dois olhos, esperando um intervalo de cinco minutos entre eles. A reação deve ser a mesma com ambos tampados.


Porém, mesmo se nada for detectado, é importante sempre manter uma boa relação com o oftalmologista. O ideal é examinar a criança com 4 e 6 anos de idade, para que seja verificado, mais detalhadamente, se está tudo certo!

Fonte: http://www.hoftalon.com.br/blog_aberto.php?noticia=390




Deixe um comentário