172017jul
Como descobrir se seu filho está com problema de visão

Como descobrir se seu filho está com problema de visão

Assim como os adultos as crianças também tem propensão a ter doenças oculares desde o nascimento ou desenvolver alguns sintomas ao longo dos anos. Porém o diagnostico não é fácil. Os pais devem ficar atentos a qualquer sinal de queixa das crianças e para auxiliar o controle e prevenção é feito no nascimento da criança o teste do olhinho onde pode se identificar problemas como catarata congênita, cicatriz na córnea e até mesmo tumores. A primeira consulta ao especialista deve acontecer até o primeiro ano de vida. A até aos seis anos, pelo menos uma vez por ano, ou em outra periodicidade recomendada pelo oftalmologista. Em casos de crianças prematuras ou de mães que tiveram infeção durante a gravidez recomenda-se um exame detalhado para garantir que não houve má formação da retina.

Sintomas que os pais devem ficar atentos

Até os seis meses o olhinho do bebê fica instável, trêmulo, pois a sua musculatura não foi totalmente desenvolvida, porém se o tremor for constante deve-se levar a criança ao médico.

Sintomas como dores de cabeça, vermelhidão nos olhos e o ato de franzir a testa e falta de atenção em atividades são indícios de que pode haver algum problema. Fique atento! Converse com as professoras sempre, elas são um recurso importante na identificação precoce de doenças oculares em crianças.

A correção

A correção é feita de acordo com cada doença, em sua maioria são usados óculos para tratar as doenças mais comuns como: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Já para visão fraca é usado um tampão na visão mais forte para estimular a visão mais fraca.

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 10% das crianças precisam usar óculos antes dos quatro anos de idade, 20% antes dos 10 anos e 30% na adolescência.

Todo cuidado é pouco, não espere um sintoma aparecer. Leve seu filho regularmente ao médico para fazer seu acompanhamento.

Fonte: http://hospitalruimarinho.




Deixe um comentário